fbpx

Tel.:  11 2215.2951 |   End.: Av. Paulista, 326 – Cj. 72 – São Paulo – SP

O que é HPV – descubra em 5 passos

O que é HPV - Papiloma Vírus Humano

Descubra neste artigo o que é HPV e quais os tratamentos

Calcula-se que até 80% da população sexual ativa terá contato com o HPV uma vez. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem o que é HPV e nem porque esta doença que precisa ser levada a sério.

Se você realmente quer saber o que é HPV, este artigo vai te explicar de maneira simples e definitiva. E você ainda saberá: 

  • Se HPV tem cura 
  • Quais os tratamentos para HPV  
  • Qual o melhor e mais simples tratamento hoje.

Continue lendo, pois ao final deste artigo, você vai encarar o HPV sem pânico e ainda saberá quais os tipos de tratamento existentes.

O que significa HPV?

HPV significa Human Papiloma Virus (em inglês) e em português seria Papilomavírus Humano. 

Algumas pessoas pensam que HPV é parecido com HIV, pois as siglas são quase iguais. Os nomes são semelhantes, mas são vírus diferentes. Enquanto o HIV, se não tratado pode levar à Aids, o HPV faz surgir aparecimento de verrugas. Se não for tratado, pode causar alguns tipos de câncer. Mas tenha calma que você conhecerá os tratamentos logo mais…

Como pega HPV  

O HPV é transmitido na grande maioria dos casos através de contato sexual. Seja pelo sexo oral ou pela penetração vaginal/anal ou até mesmo por contato com a região genital com as mãos.

É possível transmitir o HPV mesmo usando preservativos. Isso acontece porque o preservativo não cobre todas as áreas próximas ao genital. Mesmo assim é indicado usá-lo sempre! Isto diminui as chances de se contrair HPV e previne diversas outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a Aids por exemplo.

Não ocorre transmissão por contato de objetos como toalhas, assentos sanitários ou piscina.

Capa Ebook Tudo Sobre o HPV

Tudo sobre HPV - O Guia Definitivo

GRÁTIS - Baixe agora mesmo e descubra:

  • O que é HPV?
  • Como transmite
  • Sintomas da infecção pelo HPV
  • Afinal, o HPV tem cura?

Quais os sintomas do HPV?

Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintoma. Somente em poucos subtipos do vírus é que podem aparecer sintomas como as verrugas genitais.

A pessoa pode estar infectada e não ter nenhum sintoma por um longo período. Depois de alguns anos é que aparecem verrugas.

Em alguns casos, o vírus pode alcançar o colo do útero. Por isso é muito importante realizar o exame Papanicolau, que pode detectar alguma alteração.

HPV tem cura?

A Vacina é a melhor prevenção contra o HPVÉ possível eliminar o vírus naturalmente. Já em outros casos pode aparecer lesões discretas e benignas ou até mesmo apresentar lesões maiores e mais sérias.

Não se pode afirmar categoricamente que existe um medicamento que elimine 100% do vírus. Pode ser que a pessoa fique com o vírus dormente no organismo por anos, sem que voltem os sintomas como as verrugas.

Quando o HPV atinge o colo do útero, é muito importante fazer o tratamento e acompanhamento, pois em alguns casos pode-se desenvolver câncer. Felizmente apenas um pequeno grupo corre o risco de desenvolver este tipo de doença maligna.

Quanto mais cedo descobrir a doença, mais simples será o tratamento. Este vai depender do tempo que as lesões apareceram e do grau que elas se encontram.

É importante então, tomar a vacina, pois ela garante a melhor prevenção.

Como Tratar o HPV?

Os tratamentos mais comuns são:

  • Cauterização
  • Agente químico
  • Laser

As lesões mais simples, que afetam uma pequena área,  podem ser cauterizadas ou tratadas com um agente químico. Lesões mais graves podem exigir cirurgia.

Também é indicado que a pessoa pare de fumar (se for fumante), melhore sua alimentação e pratique exercícios físicos. Estas simples ações, já ajudam o organismo a se fortalecer para combater o vírus.

O tratamento de HPV com laser é o mais atual e com melhores resultados. Ele permite um controle mais preciso de onde será feita a aplicação, assim como da extensão e da profundidade da área que deve ser tratada. 

É um método seguro e mais simples para tratar as verrugas do HPV. Seu resultado chega a ser comparado aos mesmo resultados da cirurgia convencional

O tempo de cicatrização é menor que tratamentos mais invasivos e gera menos dor pós-operatória. É um dos métodos mais seguros.

Os danos ao tecido sadio nas proximidades são mínimos. Por isso, a cicatrização é mais rápida. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é HPV, descubra tudo sobre o Tratamento a Laser, como funciona e como ele pode ser mais rápido e mais indolor que os tratamentos convencionais.

Ler aqui o artigo Tratamento a Laser para HPV – 3 Benefícios.

 

 

Capa Ebook Tudo Sobre o HPV

Tudo Sobre HPV

Leia gratuitamente o ebook “Tudo sobre HPV”

Clique no botão abaixo para baixar

Baixar Grátis

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

HPV tem cura?

HPV tem cura?

Às vezes ouvimos tanta gente falando que não sabemos ao certo se realmente HPV tem cura ou não. Finalmente, neste artigo você irá descobrir se é possível curar o HPV, como é feito o tratamento e se há risco dele voltar. Vamos falar sobre o que significa “estar curado” para o caso do HPV, pois

Leia mais »
Tratamento HPV a Laser

Tratamento HPV a Laser – 3 Benefícios

Algumas pessoas pensam que Tratamento HPV a Laser é algo complicado, doloroso ou perigoso. Talvez você também tenha essas dúvidas, por isso vou explicar agora o que é este procedimento. Deixarei tudo mais claro sobre como ele é feito. Assim você entenderá quais o benefícios do laser para HPV.  Ao terminar de ler este artigo você

Leia mais »
O que é HPV - Papiloma Vírus Humano

O que é HPV – descubra em 5 passos

Descubra neste artigo o que é HPV e quais os tratamentos Calcula-se que até 80% da população sexual ativa terá contato com o HPV uma vez. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem o que é HPV e nem porque esta doença que precisa ser levada a sério. Se você realmente quer saber o que é

Leia mais »