Ovário e Menopausa
- A menopausa, marcada pelo fim da função reprodutiva dos ovários, afeta a longevidade da mulher ao influenciar a saúde hormonal e metabólica. A diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários pode impactar o envelhecimento e a qualidade de vida feminina..
Os ovários são os únicos órgãos dos humanos que simplesmente aceitamos que um dia vão parar de funcionar... Na verdade é meio louco que todo mundo simplesmente aceite isso...
Há muita conexão entre os ovários e a longevidade... Quanto mais cedo a mulher entra na menopausa, mais diminui a sua expectativa de vida... Se você mulher não pensar na função ovariana durante o envelhecimento você vai perder essa oportunidade.
Os ovários funcionam como o centro de controle de uma complexa rede de sinalizações no corpo da mulher... Por meio dos hormônios estrogênicos, da progesterona e testosterona, os ovários se comunicam com praticamente todos os outros órgãos e os influenciam.
Conforme os óvulos da mulher se esgotam, o que acaba levando à menopausa, as comunicações químicas dos ovários parecem silenciar... Isto corresponde a um maior risco de demência, Alzheimer, doenças cardiovasculares, osteoporose e outros comorbidades.
(Adaptação feita por Dr. Carlos José Benati, CRM 14539, médico ginecologista com certificação para o tratamento hormonal no climatério e menopausa, do texto publicado pela Dra. Renne Wegrzvn).
Agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Carlos Benatti, especialista em menopausa e climatério e comece a tratar este sintoma que tanto incomoda as mulheres, pelo nosso Whatsapp: (11) 98980-4810 ou clique aqui.