Fogachos ou Calores da Menopausa
- As ondas de calor são sintomas comuns durante o climatério e estão relacionados a alterações hormonais, como a queda do estrogênio. Em geral, elas duram de alguns segundos a 4 ou 5 minutos. Durante à noite, costumam ser percebidas com maior frequência, já que é um momento em que as mulheres estão mais descansadas.
Os calores da menopausa, popularmente conhecidos como fogachos e suores noturnos, são cientificamente chamados de sintomas vasomotores, ou SVMs. Esses sintomas afetam diretamente a qualidade de vida e as relações psicossociais da mulher.
Os fogachos são os sintomas mais comuns da menopausa: no Brasil, 78% das mulheres são afetadas pelos calores, sendo que cerca de 36% apresentam os sintomas de maneira mais intensa.
Dada a extensão do impacto desses sintomas nas atividades do dia a dia, é preciso entender a fisiopatologia das ondas de calor e suores noturnos associados à menopausa e ao climatério.
E saber que há tratamento, mesmo para pacientes que não podem ou não querem fazer reposição hormonal.
Os SVMs não são causados apenas pela diminuição do estrogênio. Agora se sabe que os SVMs resultam da sinalização descontrolada da neurocinina B (NKB) e da atividade alterada dos neurônios kisspeptina/neuroquinina B/dinorfina (KNDy) no centro de controle de temperatura do hipotálamo.
Se você estiver passando por este problema, fique tranquila! Este é um sintoma da menopausa e do climatério que possui tratamento, e que se tratado adequadamente a mulher passa a ter mais qualidade de vida neste período!
Agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Carlos Benatti, especialista em menopausa e climatério e comece a tratar este sintoma que tanto incomoda as mulheres, pelo nosso Whatsapp: (11) 98980-4810 ou clique aqui.