HPV
- O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo.
- Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos
(também conhecidos como tipos de alto risco). - O HPV é transmitido principalmente por contato sexual.
- A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.
HPV tem cura?
A cura do HPV acontece espontaneamente em cerca de 90% dos casos, em até 2 anos. Quando a pessoa possui o sistema imunológico íntegro, o vírus é eliminado naturalmente e pode nem causar sinais ou sintomas de infecção.
Quando não acontece cura espontânea, o vírus pode permanecer inativado no organismo sem causar alterações, podendo ser reativado quando o sistema imune encontra-se mais frágil.
O tratamento com remédios tem como objetivo tratar os sintomas, mas não é capaz de acelerar a eliminação do vírus. Por isso, mesmo que as lesões desapareçam, o vírus ainda está presente no organismo, podendo ser transmitido para outras pessoas por meio da relação sexual desprotegida.
Tratamento
O tratamento para a infecção pelo HPV tem como objetivo tratar as lesões e evitar a progressão da doença.
Quanto mais cedo o tratamento iniciar, mais fácil será a cura do HPV.
O Uso do Laser no Tratamento do HPV
O tratamento a laser pode ser indicado para todos os casos de infecção por hpv, é um método considerado muito eficaz para as lesões do papilomavírus humano, garantindo uma cicatrização rápida e eficiente. A aplicação do laser de CO2 destrói as células infectadas, reduzindo a quantidade de tecido infectado e a carga viral do paciente.
É uma técnica que se destaca por ser bastante precisa, segura e pouco invasiva, que tem como resultado a destruição completa das feridas e a anatomia da região que está sendo cuidada é toda restituída, sem prejuízo às suas características e funcionalidade. O processo de cicatrização subsequente favorece o combate ao vírus no local tratado.
Vantagens do Uso do Laser no Tratamento do HPV
- Alta taxa de cura;
- Facilidade em tratar lesões grandes ou multifocais (possibilidade de excisão e/ou vaporização);
- Excelente cicatrização;
- Poucas complicações;
- Rapidez do procedimento;
- Possibilidade de repetir o procedimento se houver necessidade;
- O LASER de CO2 é o único tratamento da infecção do HPV que pode ser utilizado em todas as localizações no trato genital: vulva, vagina, colo uterino, ânus, e períneo.
Por todas estas vantagens, hoje um dos principais tratamentos contra o HPV é o Laser de CO2.
Mas esta técnica para ser bem sucessedida deve ser realizada por um profissional especializado e capacitado. A Clínica Benatti é especialista no tratamento do HPV com laser!