clinicabenati@gmail.com (11) 2215-2951 / (11) 98980-4810 (WhatsApp)

O que é um DIU?

  • Um DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo em forma de pequeno dispositivo que é inserido no útero por um profissional de saúde. Ele pode ser feito de plástico ou conter cobre e tem como principal função prevenir a gravidez. O DIU atua de várias maneiras, como alterando o ambiente do útero para dificultar a fertilização do óvulo e, em alguns casos, impedindo a implantação do óvulo fertilizado. É uma opção de contracepção de longa duração, podendo permanecer no útero por vários anos, dependendo do tipo. Além disso, alguns DIUs também podem ajudar a reduzir cólicas menstruais e o fluxo menstrual.


Existem dois tipos principais de DIU: os que mantêm o ciclo menstrual (DIU de cobre e prata) e os que podem suspender o ciclo menstrual (DIU Mirena e Kyleena).

Todos exigem troca a cada 5 anos, exceto o DIU de cobre, que dura até 10 anos.

Nos DIUs hormonais, o bloqueio menstrual não é total, podendo haver redução ou escapes ocasionais.

Sobre a suspensão do Ciclo Menstrual é de se observar que nem sempre o bloqueio é completo... Há mulheres que menstruam menos mas regularmente e outras tem escapes ocasionais.

Após o implante de qualquer DIU, há sempre sangramento por alguns dias e cólicas, que cedem com medicamentos.

É necessário sempre efetuar um ultrassom transvaginal, após o Implante do DIU para nos assegurarmos de que esta bem posicionado, pois somente assim pode conferir boa segurança.

Há sim possibilidade de gravidez com DIU, com qualquer um dos tipos implantados, mas isto é muito excepcional. Desconfiamos que há gravidez quando o sangramento é muito exagerado e persistente.

E também periodicamente o DIU deve ser avaliado com ultrassom transvaginal, pois não é raro que possa ficar posicionado mais baixo ou em posição irregular na cavidade uterina.

Uma observação importante é que o uso de preservativo é sempre aconselhável se houver risco de doença sexualmente transmissível.

Importante: Todo DIU implantado possui um fio que fica visível no colo uterino, isto é importante para se saber que permanece estável no útero e também para retirada após o tempo de uso.

Este fio eventualmente pode ser “aspirado” pelo útero e fica na cavidade uterina... não há problema algum nisso, apenas pode dificultar sua retirada ao final de sua validade.

Agora que você já conhece mais sobre o DIU, que tal conversar com um especialista para entender se essa é a melhor opção para você?

O Dr. Carlos José Benati está disponível para uma consulta completa, onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas, avaliar seu histórico de saúde e orientar sobre o tipo de DIU mais indicado para o seu caso.

Agende uma consulta e sinta-se segura para tomar a melhor decisão sobre o seu método contraceptivo!


Agende sua consulta com o Dr. Carlos Benati pelo nosso Whatsapp: (11) 98980-4810 ou clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Então acesse nossas redes sociais para visualizar mais conteúdos como este!
 
                                                                                     
Fale conosco pelo Whatsapp